Clima
Min 22ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 13 de Outubro, 2025
Redação 13 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Lula afirma que indicação ao STF será técnica: “Eu não quero um amigo. Eu quero um ministro da Suprema Corte”

Política
Icone - Autor
Redação 13 de Outubro, 2025

Durante viagem à Itália, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13), que sua próxima indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) será baseada em critérios técnicos, e não em laços pessoais. A declaração foi dada em meio às especulações sobre quem substituirá o ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou sua aposentadoria na semana passada.

Questionado por jornalistas sobre o perfil do futuro ministro, Lula afirmou que busca uma pessoa “gabaritada para cumprir a Constituição”, sem levar em conta gênero, cor ou relação pessoal. “Não sei se será mulher ou homem, preto ou branco. O que quero é alguém preparado para ser ministro da Suprema Corte”, disse.

O presidente afirmou que o principal critério será a capacidade jurídica e o compromisso com a Constituição Federal. “Eu não quero um amigo. Eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira. É essa a qualidade que eu quero. É a única. Foi assim com todos os ministros que eu indiquei até agora ou as ministras e vai continuar sendo assim”, disse Lula.

Lula participou da abertura do Fórum Mundial da Alimentação e de uma reunião da Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, realizada na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Nos bastidores, o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, é apontado como favorito para a vaga. Nas duas escolhas anteriores para o STF em seu atual mandato, o petista indicou Cristiano Zanin, seu ex-advogado, e Flávio Dino, ex-ministro da Justiça, decisões que demonstram a percepção de que o presidente valorizava a lealdade pessoal.