Lula afirma que Trump “quer governar o mundo” pelas redes sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que o líder norte-americano tenta “governar o mundo” por meio das redes sociais. A declaração foi feita nesta terça-feira (20), durante um evento no Rio Grande do Sul.
O presidente disse que as publicações de Trump nas plataformas digitais têm repercussão em escala global. “Vocês já perceberam que o presidente (Donald) Trump quer governar o mundo pelo Twitter (X)? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala coisa que ele falou. Todo dia”, disse Lula.
Na sequência, o presidente falou sobre a importância do contato direto e do respeito na relação com a população. “Você acha que é possível, gente? É possível eu tratar do povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês? Se eu achar que vocês são objeto, e não ser humano?”, completou.
As declarações ocorrem em meio à análise, pelo governo brasileiro, de um convite feito pelos Estados Unidos para que o Brasil integre um Conselho da Paz idealizado por Trump. O grupo teria como objetivo coordenar ações relacionadas à transição política, segurança e reconstrução da Faixa de Gaza.