Lula afirma ter dito a Trump que América Latina é “zona de paz”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (4), ter dito ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que a América Latina é uma “zona de paz” e não precisa de guerras. De acordo com Lula, a declaração ocorreu durante o primeiro encontro entre os chefes de Estado na Malásia.
“Tive a oportunidade de conversar com Trump sobre esse assunto, dizendo para ele que a América Latina é uma zona de paz. Aqui não proliferaram armas nucleares. No caso do Brasil, é constitucional e eu tenho orgulho de ser constituinte e ter votado para que não houvesse proliferação de armas atômicas e nucleares aqui no Brasil”, disse Lula em entrevista às agências internacionais.
O presidente confirmou que pretende levar o tema à próxima reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), com foco especial nas ações militares dos Estados Unidos no Caribe e na situação política da Venezuela.
“Não é necessário, a polícia tem todo o direito de fazer o combate ao narcotráfico. Tem todo o direito e responsabilidade de fazer e os americanos poderiam estar tentando ajudar esses países, não tentando ficar atirando contra esses países”, afirmou Lula.