Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 15 de Outubro, 2025
Danielle Campos 15 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Lula anuncia criação de universidades federal indígena e do esporte e lança Carteira Nacional Docente

Política
Icone - Autor
Danielle Campos 15 de Outubro, 2025

Durante cerimônia pelo Dia do Professor, o presidente destacou a educação como base da soberania nacional e defendeu valorização da categoria com novos benefícios e investimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (15) que investir em educação é uma decisão política recente na história do Brasil, e defendeu o fortalecimento do setor como base para o desenvolvimento do país. A declaração foi feita durante evento em comemoração ao Dia do Professor, no Rio de Janeiro, que marcou o lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil.

“Aqui demorou 420 anos para fazer a primeira universidade, porque havia uma decisão política de uma elite que achava que tinha que ser assim”, disse Lula.
“A educação é o começo. Ela aponta uma luz no fim do túnel, mas também não é só a educação que politiza, porque há muita gente atrasada ideologicamente nas universidades brasileiras e nas escolas”, completou.

O presidente destacou que, ainda este ano, devem ser criadas a Universidade Federal Indígena e a Universidade do Esporte, reforçando o compromisso do governo com a diversificação e expansão do ensino superior.

“Queremos que o Brasil seja soberano na terra, no ar, no mar, mas também na educação. E vocês sabem que leva tempo para as coisas acontecerem”, disse.

A cerimônia também marcou o início da emissão da Carteira Nacional Docente, que terá validade de dez anos e atenderá 2,7 milhões de professores de todo o país, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação será aberto a partir desta quinta-feira (16), por meio da plataforma Mais Professores.

Entre os benefícios previstos no Programa Mais Professores, lançado em janeiro, estão meia-entrada em eventos culturais, descontos em hotéis e serviços, além de condições especiais em cartões de crédito e parcerias com empresas que exibirem o selo #TôComProf.

Durante o evento, Lula também anunciou a premiação de 100 mil professores das redes públicas, com cartões do Banco do Brasil no valor de R$ 3 mil para a compra de ferramentas de trabalho, como notebooks e tablets.

A seleção dos premiados foi baseada nas escolas com melhores índices no Ideb, considerando o contexto socioeconômico das instituições. Para participar das próximas edições, o professor deve se cadastrar no sistema da Carteira Nacional Docente e preencher o formulário “Mais Professores – Valorização”.

O governo ainda apresentou a nova versão do Portal de Formação Mais Professores, que reúne cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado. O novo formato inclui um mapa interativo com oportunidades por estado, facilitando a busca por programas de qualificação.