Clima
Min 23ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
sábado, 14 de Fevereiro, 2026
Redação 16 de Janeiro, 2026
Icone - Autor

Lula articula apoio de Motta para avançar fim da escala 6×1 e usar como bandeira eleitoral

Política
Icone - Autor
Redação 16 de Janeiro, 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a tratar o fim da escala 6×1 como uma das principais apostas políticas do governo para 2026 e tenta usar a reaproximação com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para destravar a proposta no Legislativo e usar a proposta como uma bandeira eleitoral na disputa pela reeleição.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a estratégia do governo envolve reconstruir pontes com Motta, que retomou o diálogo com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), após o desgaste na relação entre o Executivo e o Legislativo no fim de 2025. 

A leitura entre aliados de Lula é que o presidente da Câmara busca ampliar sua influência política e garantir sustentação no comando da Casa, inclusive com reflexos eleitorais na Paraíba.

No entanto, há dúvidas se Motta estará disposto a bancar a proposta diante da resistência esperada, sobretudo de empresários do setor de serviços, que veem o fim da escala 6×1 como um aumento de custos. 

Para reduzir a pressão contrária, o Planalto trabalha com a ideia de um período de transição. A avaliação interna é de que o ambiente da opinião pública é favorável neste momento e que adiar o debate para depois de 2026 pode fazer o governo perder o ‘timing’ político.

O projeto é relatado pelo deputado baiano Léo Prates (PDT) e propõe a redução da jornada semanal de trabalho de até 44 horas para até 40 horas, com dois dias consecutivos de descanso remunerado. O texto também proíbe a redução salarial como consequência da mudança.