Clima
Min 20ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 26 de Agosto, 2025
Redação 26 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Lula chama de ‘vergonhosa’ a decisão dos EUA de suspender visto de Lewandowski

Política
Icone - Autor
Redação 26 de Agosto, 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (26), a suspensão do visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pelo governo dos Estados Unidos. A declaração foi feita durante reunião ministerial no Palácio do Planalto.

“Minha solidariedade e solidariedade do governo a você por conta do gesto irresponsável dos EUA de cassarem o teu visto”, disse Lula ao ministro.

Até então, o governo ainda não havia se pronunciado sobre o cancelamento do visto do ministro. O presidente classificou a medida como “vergonhosa”. 

“Eu acho que eles estão deixando de receber uma personalidade da tua competência, da tua capacidade. Eu acho que é vergonhoso para eles e não para você”, disse Lula.

O presidente questionou as razões da suspensão e disse que o ministro deve ter orgulho de sua atuação. 

“O que que você fez para que os caras tivessem tanto ódio do Brasil que chagassem a suspender o visto do nosso ministro da Justiça? Essas atitudes são inaceitáveis, não só contra o Lewandowski, mas contra os ministros da Suprema Corte, contra qualquer personalidade brasileira. Minha solidariedade, Lewandowski”, concluiu Lula.

Em julho, os EUA já haviam suspendido os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e de outros sete magistrados da Corte. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também teve sua entrada barrada no país.

Funcionários ligados ao programa Mais Médicos, além da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também tiveram vistos cancelados pelos Estados Unidos.