Lula compara situação do Brasil pós-Bolsonaro à Faixa de Gaza
Durante entrevista ao podcast Mano a Mano, do rapper Mano Brown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a situação do Brasil após o governo de Jair Bolsonaro (PL) o fez lembrar da Faixa de Gaza, palco de um conflito entre Hamas e Israel desde outubro de 2023.
O episódio, publicado nesta quinta-feira (19), marcou a segunda participação do petista no programa.
“De vez em quando eu olho para a destruição na Faixa de Gaza e fico imaginando o Brasil que nós encontramos. Não tínhamos mais ministério do Trabalho, de Igualdade Racial, de Direitos Humanos, de Cultura. Foi uma destruição proposital”, disse o presidente.
Durante a conversa de mais de duas horas, Lula evitou temas delicados como o conflito entre Israel e Hamas, mas falou sobre os desafios enfrentados em seu terceiro mandato.
“Para que as pessoas compreendam, eu elegi 70 deputados do meu partido. O Congresso Nacional tem 513 deputados. É só analisar para saber que preciso fazer composições políticas para governar o país, se não, não consigo”, afirmou Lula.
O presidente afirmou que será candidato novamente nas eleições de 2026, caso esteja bem de saúde e destacou que seu objetivo é derrotar a direita. Ele mencionou nomes que podem surgir como adversários, como os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR).
“Podem procurar o candidato que quiserem, se eu for candidato é para ganhar as eleições”, declarou Lula.