Lula conversa com Trump sobre Conselho de Paz para Gaza e acerta visita aos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta segunda-feira (26), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para falar sobre o convite feito ao Brasil para integrar o Conselho de Paz proposto pelo governo norte-americano em meio à guerra na Faixa de Gaza.
De acordo com informações do Palácio do Planalto, Lula defendeu que o colegiado tenha atuação restrita ao conflito em Gaza e inclua a participação da Palestina.
“Nesse contexto, [Lula] reiterou a importância de uma reforma abrangente das Organização das Nações Unidas, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança”, disse o Planalto sobre a reunião.
Ainda de acordo com o governo brasileiro, os dois líderes conversaram sobre uma possível agenda diplomática e concordaram com a visita de Lula a Washington, capital dos EUA. A viagem deve ocorrer após compromissos internacionais do presidente Lula na Índia e na Coreia do Sul, previstos para fevereiro, em data que ainda será definida.