
Lula critica Bolsonaro e fala sobre tornozeleira: “Não troco minha dignidade pela liberdade”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (24), durante discurso em evento em Minas Gerais. Lula acusou o ex-chefe do Executivo de fugir do Brasil para não entregar a faixa presidencial em 2023 e criticou o fato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ter ido aos Estados Unidos “pedir intervenção” ao presidente Donald Trump.
“O cara que tentou dar o golpe pra não dar posse pra mim, não teve coragem de me esperar, fugiu como um rato”, disse Lula.
Segundo ele, além de se ausentar da posse, Bolsonaro teria orientado o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a deixar o país com o objetivo de buscar apoio externo: “Agora mandou o filho dele sair de deputado federal e ir para Washington, pedir para que o presidente Trump intervenha no Brasil. É uma vergonha. Isso é uma falta de caráter.”
O presidente também relembrou o período em que esteve preso por 580 dias após condenações na Lava Jato e afirmou que recusou um acordo para cumprir pena com tornozeleira eletrônica.
“Vieram me oferecer um acordo, para vir para a minha casa com uma tornozeleira de aço. Eu disse: primeiro, não tem acordo. Eu não troco a minha dignidade pela minha liberdade. Não vou colocar tornozeleira porque não sou pombo correio”, disse, arrancando aplausos da plateia.
Lula ainda ressaltou que enfrentou as acusações contra ele sem deixar o país e comparou sua trajetória à de Bolsonaro. “Fez as merdas que fez, pague pelas merdas que fez e respeite o povo brasileiro. Aqui tem justiça!”, afirmou.