Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 18 de Novembro, 2025
Redação 03 de Junho, 2025
Icone - Autor

Lula critica Eduardo Bolsonaro por buscar apoio nos EUA

Política
Icone - Autor
Redação 03 de Junho, 2025

Durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eduardo está nos Estados Unidos e, segundo Lula, estaria “tentando lamber as botas de Trump”, o que o presidente classificou como inaceitável.

Lula condenou o fato de o deputado buscar apoio externo para interferir na política interna do Brasil. “Lamentável é que um deputado brasileiro, filho do ex-presidente, esteja lá para convocar os Estados Unidos a se meterem na política interna do Brasil. Isso é grave. Isso é uma prática terrorista. Renuncia ao mandato, pede licença para ir ficar tentando lamber as botas do Trump e de assessor do Trump, pedindo intervenção na política brasileira. Não é possível aceitar isso. Isso é um desrespeito ao Brasil”, afirmou o presidente.

Lula também criticou a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro em relação ao Judiciário: “Esse cidadão pensava isso da Suprema Corte quando mentiram ao meu respeito? Ele pensava? Vocês conhecem alguma fala dele questionando a Suprema Corte? Não! Então é preciso que haja um mínimo de bom senso. Se essa gente pensa que vai ganhar a consciência da sociedade com mentiras, está enganada.”

Sobre a alegação de fraude nas urnas eletrônicas, frequentemente feita por Bolsonaro, Lula ironizou: “O pai dele, quando nega a Justiça Eleitoral, não nega os votos que os filhos receberam, só nega o dele.”

Para encerrar, o presidente reforçou seu compromisso com o sistema democrático: “A convivência democrática é a única coisa saudável para que a sociedade possa viver em paz.”