
Lula critica foto de campanha do governo e diz que imagem é preconceituosa: “Homem negro, sorrindo sem dentes”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou, na última quinta-feira (21), desconforto com uma fotografia usada em uma propaganda do governo federal destinada a um evento na Alemanha. Em discurso durante evento em Sorocaba, São Paulo, o presidente classificou a imagem como preconceituosa.
Segundo Lula, a foto que estava em uma revista mostrava um homem negro, alto, sorrindo sem dentes, ao lado de uma “senhora bonitona que devia ser filha de italiana ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha”.
O presidente completou: “Eu chamei o ministro e perguntei: ‘Escuta aqui. Por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?”, perguntou o presidente.
Lula afirmou que a imagem foi descartada e não seguiu para o evento. Ele destacou ainda a importância de representar o país de forma respeitosa e inclusiva em materiais de divulgação internacional.
“Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa’. Eu falei para ele [o ministro]: ‘Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente’. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente”, concluiu o presidente.