Lula defende atuação do STF: “Agiu no estrito cumprimento da Constituição”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta segunda-feira (2), na sessão solene de abertura do ano do Judiciário, realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, e defendeu a atuação da Corte diante das tentativas de ruptura institucional no país.
“O Supremo Tribunal Federal não buscou protagonismo, muito menos tomou para si atribuições de outros Poderes. Agiu no estrito cumprimento da Constituição, garantindo a ordem constitucional, a liberdade e a integridade do processo eleitoral”, afirmou.
Lula também mencionou as ameaças sofridas por ministros do Supremo em razão do exercício de suas funções. De acordo com o presidente, mesmo diante de pressões e intimidações, os magistrados mantiveram o compromisso com a Constituição e com o Estado Democrático de Direito.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do STF, Edson Fachin e contou com as presenças do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrantes do governo federal.