
Lula defende “firmeza” para proteger soberania do Brasil em meio a tarifas dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (18), que o Brasil precisa agir com “firmeza” para preservar sua soberania e diversificar parcerias internacionais. A declaração foi feita durante encontro com o presidente do Equador, Daniel Noboa, no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Em um cenário global desafiador, em que rivalidade se agravam e que instituições multilaterais são esvaziadas, é preciso firmeza na defesa da nossa independência. Para o Brasil autonomia é um sinônimo de diversificação de parcerias”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro destacou ainda a necessidade de cooperação entre os países. Ele afirmou que o Brasil cumprirá decisão judicial que reabre o mercado à banana equatoriana e espera do Equador maior importação de carne suína.
“As discussões ideológicas são página virada […], precisamos procurar entender quais são as prioridades da sociedade”, disse Lula.
Noboa, reeleito neste ano, defendeu a colaboração entre os países na área de segurança e combate ao tráfico de drogas. Lula concordou, destacando que diferenças políticas não podem se sobrepor ao desenvolvimento da América do Sul.
“Diferenças políticas não devem se sobrepor ao objetivo maior de construir uma região forte e próspera. América do Sul está em condições de liderar uma transição energética justa”, disse.