
Lula deve evitar sancionar projeto que aumenta o número de deputados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia não sancionar o projeto que amplia o número de deputados federais, aprovado pelo Congresso Nacional. A proposta, considerada impopular pela maioria da população, pode acabar sendo sancionada diretamente pelo Legislativo caso Lula opte por não se manifestar.
Segundo fontes do governo e aliados no Congresso, a tendência é que o Palácio do Planalto evite se comprometer com o tema. Dois cenários estão em debate: o veto presidencial ou a omissão deliberada, que permitiria ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), promulgar o texto.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a avaliação ocorre em meio à tensão entre Executivo e Legislativo, após o Congresso derrubar o decreto de Lula sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Aliados do presidente lembram que o projeto é de iniciativa parlamentar e amplamente rejeitado pela população. Uma pesquisa Datafolha apontou que 76% dos brasileiros são contra o aumento de deputados, enquanto apenas 20% se disseram favoráveis.
O prazo para decisão do presidente vai até o próximo dia 16.