Lula diz que atua com ‘Congresso adverso’, mas ressalta aprovação de projetos do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (9), que, apesar de enfrentar um “Congresso totalmente adverso”, o governo tem conseguido aprovar a maior parte das propostas encaminhadas ao Legislativo. A declaração foi feita durante o lançamento do programa CNH do Brasil.
Lula citou a aprovação da nova faixa de isenção do Imposto de Renda, que passou a beneficiar quem recebe até R$ 5 mil, como exemplo de articulação bem-sucedida. Ele afirmou ainda que o valor ainda é “pouco”, mas disse que decisões precisam considerar o cenário político. “Quem quer tudo, às vezes não tem nada”, afirmou.
Ao comentar o ambiente eleitoral, Lula afirmou que “todo mundo já está em campanha” e que 2026 será “o ano da verdade”, quando o governo pretende intensificar o contato direto com a população para combater a desinformação. Ele disse que polarização faz parte do jogo democrático, mas defendeu que ela ocorra sem estímulo ao ódio.
O presidente também declarou que a avaliação de sua gestão deve se basear no impacto das políticas públicas na vida das pessoas. Citou indicadores sociais e econômicos como parâmetros para medir resultados e afirmou que quer ampliar a transparência na execução orçamentária.