
Lula embarca para Indonésia e Malásia em agenda com líderes da Asean e possível encontro com Trump
Presidente participará de cúpulas no Sudeste Asiático e busca ampliar laços comerciais e diplomáticos com países da região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (21) para uma viagem oficial ao Sudeste Asiático, onde visitará a Indonésia e a Malásia. A agenda inclui participações na Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e no Encontro de Líderes do Leste Asiático (EAS), além de reuniões bilaterais com chefes de Estado.
De acordo com o Itamaraty, o principal objetivo da missão é estreitar relações políticas e econômicas com os países da região e ampliar o comércio bilateral. Esta é a primeira vez que um presidente brasileiro participa como convidado da cúpula da Asean — bloco formado por 11 países e que, em conjunto, representa a quarta maior economia do mundo.
Durante a viagem, Lula terá reuniões com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, e com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. O encontro com o premiê indiano Narendra Modi está confirmado para domingo (26), em Kuala Lumpur. Há ainda a possibilidade de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embora a reunião ainda não tenha sido oficialmente confirmada.
Em Jacarta, Lula deve assinar acordos de cooperação nas áreas de energia renovável, segurança alimentar e biotecnologia. Já na Malásia, a expectativa é de parcerias em semicondutores, ciência e tecnologia, além de uma homenagem ao presidente, que receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional da Malásia.
Segundo o Itamaraty, o comércio entre o Brasil e os países da Asean superou US$ 37 bilhões em 2024, colocando o bloco como o quinto principal parceiro comercial do país.
Lula deve retornar ao Brasil no dia 28 de outubro.