Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 17 de Setembro, 2025
Redação 10 de Julho, 2025
Icone - Autor

Lula está decidido a aplicar reciprocidade contra tarifas de Trump, diz Planalto

Política
Icone - Autor
Redação 10 de Julho, 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está decidido a aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica caso as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas por Donald Trump, entrem em vigor no dia 1º de agosto. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (10), pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

Segundo o ministro, Lula não pretende ligar para o ex-presidente norte-americano, por considerar a medida um gesto político. Até o momento, o governo brasileiro não recebeu nenhuma comunicação formal dos Estados Unidos, apenas a carta feita por Trump.

Enquanto aguarda um posicionamento oficial, o Planalto vai intensificar o diálogo com representantes dos setores exportadores brasileiros ainda este mês, para buscar alternativas para possíveis prejuízos. “Vamos trabalhar com responsabilidade, ouvindo os setores afetados e agindo dentro dos marcos legais e institucionais”, afirmou Sidônio.

Para o governo, a decisão de Trump tem motivação política, especialmente por ter sido acompanhada de críticas ao Supremo Tribunal Federal e manifestações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “É um movimento que agride a soberania brasileira, mas não mudará a independência das nossas instituições”, completou o ministro.