Clima
Min 21ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 03 de Julho, 2025
Icone - Autor

Lula fará visita a Cristina Kirchner em prisão domiciliar na Argentina

Política
Icone - Autor
Redação 03 de Julho, 2025

Na Argentina para a Cúpula do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará nesta quinta-feira (3) uma visita a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que está cumprindo prisão domiciliar em seu apartamento, em Buenos Aires.

Mesmo sem estar em sua agenda oficial, a visita foi autorizada pela Justiça da Argentina e acontece semanas após um telefonema entre os dois.

Em junho deste ano, a Suprema Corte da Argentina manteve a sentença que condenou Kirchner a seis anos de prisão por corrupção. Nas redes sociais, Lula revelou que a telefonou e demonstrou apoio à aliada.

“Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil. Notei, com satisfação, a maneira serena e determinada com que Cristina encara essa situação adversa e o quanto está determinada a seguir lutando”, disse o petista.

Cristina Kirchner foi condenada por envolvimento em um esquema de favorecimento ao empresário Lázaro Báez, amigo da família Kirchner e dono de uma empreiteira. De acordo com a acusação, entre 2003 e 2015, o empresário venceu 51 licitações de obras públicas, muitas delas com indícios de superfaturamento ou não concluídas.

Parte do dinheiro, segundo o Ministério Público argentino, teria sido repassada à ex-presidente, ao falecido Néstor Kirchner e a empresas ligadas à família.

A visita de Lula deve acontecer na tarde desta quinta, horas antes da partida da comitiva brasileira ao Rio de Janeiro.