
Lula lê carta de Getúlio Vargas a ministros: “Tenho plena certeza de que serei eleito”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou com ministros, nesta terça-feira (26), trechos de uma carta do ex-presidente Getúlio Vargas, na qual o líder trabalhista expressava confiança na vitória da eleição de 1950 e afirmava seu compromisso com um governo nacionalista, mesmo diante de pressões internacionais.
Segundo fontes presentes na reunião e ouvidas pelo G1, Lula leu parte da carta publicada na época pelo jornal paulista Folha da Noite:
“Conheço meu povo e tenho confiança nele. Tenho plena certeza de que serei eleito, mas sei também que, pela segunda vez, não chegarei ao fim do meu governo. Terei de lutar. Até onde resistirei? Se não me matarem, até que ponto meus nervos poderão agüentar? Uma coisa lhes digo: não poderei tolerar humilhações”, disse o trecho da carta.
O documento, registrado em artigo de Lutero Vargas, filho de Getúlio, ao jornal Folha de S. Paulo em agosto de 1954, foi escrito enquanto o ex-presidente se preparava para retornar ao poder após governar o país entre 1930 e 1945, período que incluiu a fase ditatorial do Estado Novo.
Vargas foi eleito pelo voto direto em 1950, mas não concluiu o mandato. Pressionado politicamente, com problemas de saúde e enfrentando uma crise institucional, suicidou-se em 24 de agosto de 1954, há 71 anos.