Clima
Min 21ºc - Max 25ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 22 de Outubro, 2025
Redação 07 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Lula pede a Trump que Marco Rubio trate o Brasil “sem preconceito” em negociações sobre tarifas

Política
Icone - Autor
Redação 07 de Outubro, 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, nesta segunda-feira (6), ter solicitado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, dialogue com o Brasil “sem preconceito”. 

O pedido do presidente Lula ocorreu durante o telefonema com Trump, que durou cerca de 30 minutos e teve como principal pauta o tarifaço de 50% imposto pelo governo norte-americano aos produtos brasileiros. 

“O secretário de Estado dele vai procurar o nosso governo porque eu tenho Alckmin negociando, eu tenho o Mauro Vieira, que é o chanceler, e tenho o Haddad, que é o ministro da Fazenda. Ele [Trump] disse que o Marco Rubio vai conversar com o pessoal, eu pedi para ele dizer ao Marco Rúbio para conversar com o Brasil sem preconceito com o Brasil, porque pelas entrevistas que ele deu há um certo desconhecimento sobre o Brasil”, disse Lula à TV Mirante, do Maranhão.

Lula afirmou ainda que pretende manter contato direto com Trump sempre que for necessário discutir temas políticos relevantes. 

“Se for uma coisa que precisar envolver mais gente, eu vou envolver, porque não sou eu que faço as negociações. Mas quando eu tiver um assunto político grave e eu tiver que tratar com o presidente Trump e ele comigo, a gente não vai precisar ficar esperando que a burocracia, que a liturgia, marque uma data. Não. A gente pega o telefone, liga um para o outro e coloca o assunto na mesa”, destacou Lula.