Clima
Min 22ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 18 de Novembro, 2025
Redação 18 de Novembro, 2025
Icone - Autor

Lula rebate crítica do chanceler alemão sobre COP30: “Berlim não oferece 10% da qualidade do Pará”

Política
Icone - Autor
Redação 18 de Novembro, 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu, nesta terça-feira (18), às declarações do chanceler alemão Friedrich Merz, que fez críticas a Belém (PA), cidade que sedia a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (COP30). 

Lula afirmou que Merz “não soube aproveitar” a cultura paraense e defendeu a qualidade da capital do Pará. O alemão disse durante discurso que comitiva do país teria ficado “contente em deixar Belém” após a participação no evento.

O presidente brasileiro ironizou a fala e afirmou que Merz deveria ter vivenciado a experiência local e que Berlim, capital da Alemanha, não oferece 10% da qualidade de Belém.

“O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: ‘Ah eu fui em Belém, mas voltei logo porque eu gosto mesmo é de Berlim’. Ele, na verdade, deveria ter ido em um boteco no Pará, deveria ter dançado no Pará, ele deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém. E eu falava toda hora, coma maniçoba”, disse Lula.

Durante discurso no interior do Tocantins, o presidente também rebateu as críticas sobre preços elevados em Belém durante a COP30. Segundo Lula, muitos reclamam de diárias e produtos no Pará, mas ignoram valores semelhantes em outros locais.

“Mas nunca reclamaram da água que pagam em aeroporto internacional, nunca reclamaram quando vão em um show o preço da água, o preço do guaraná, mas foram reclamar do Pará”, completou o presidente.