Lula rebate Trump e diz que Brasil não aceita interferência: “Ninguém está acima da lei”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu nesta segunda-feira (7), às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que publicou uma mensagem de apoio a Jair Bolsonaro (PL) e acusou a Justiça brasileira de “caça às bruxas”.
Em um post publicado na rede social X (ex-twitter), Lula falou que o tema sobre democracia e soberania é de responsabilidade do Brasil.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes”, disse o presidente.
Lula concluiu a nota destacando que a Justiça brasileira atua com autonomia. “Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, disse.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em mensagem publicada nas redes sociais que Bolsonaro está sendo alvo de perseguição política.
“Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país, além de ser um negociador muito duro no comércio. “Estarei observando muito de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil, Isso se chama eleição”, escreveu Trump.