Lula retorna à COP30 para pressionar acordos climáticos na reta final das negociações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu voltar a Belém nesta quarta-feira (19), para participar da etapa final da COP30, para as negociações finais sobre os novos compromissos globais sobre clima. A confirmação foi feita por meio de uma carta lida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), durante o encerramento da Cúpula dos Povos, neste domingo (16).
No texto, Lula afirma que terá uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para fortalecer a governança climática e o multilateralismo. “Também vou participar de reuniões com vários países, representantes da sociedade civil, povos indígenas e populações tradicionais, e governadores e prefeitos”, disse Lula.
O presidente também pretende participar de encontros com representantes de outros países, movimentos sociais, povos indígenas, comunidades tradicionais, governadores e prefeitos.
“Precisamos de mapas do caminho para que a humanidade, de forma justa e planejada, supere a dependência dos combustíveis fósseis, pare e reverta o desmatamento e mobilize recursos para esses fins. Não podemos sair de Belém sem decisões sobre estes temas”, escreveu Lula.
A COP30 se encerra nesta sexta-feira (21). Segundo auxiliares do Planalto, o retorno de Lula não deve, por si só, destravar todas as negociações pendentes, mas tem peso político e simbólico no esforço final para fechar os acordos.