
Lula se reúne com o Papa Leão XIV no Vaticano e diz que Brasil saiu do mapa da fome pela segunda vez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (13), com o Papa Leão XIV, no Vaticano. Este foi o primeiro encontro entre os dois desde a eleição do novo pontífice, em maio deste ano. Segundo o presidente, a reunião tratou de temas como fé, combate à desigualdade social, fome e meio ambiente, além de um convite para que o líder da Igreja Católica participe da COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.
Durante o encontro, Lula parabenizou o Papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te, documento recente em que o pontífice reforça a importância de unir fé e amor pelos mais pobres. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, disse.
O presidente relembrou sua relação histórica com líderes religiosos brasileiros e citou que a convivência com as Comunidades Eclesiais de Base foi essencial em sua formação política e pessoal.
Lula abordou o combate à fome no Brasil, tema do discurso do presidente no encontro da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), também realizado em Roma. Lula disse ao Papa que o Brasil foi retirado novamente do Mapa da Fome e que o país lidera a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Ainda durante a reunião, o presidente convidou o Papa a participar da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá pela primeira vez na Amazônia. O pontífice agradeceu o convite, mas informou que, por conta do Ano Jubilar, não poderá comparecer, embora tenha garantido representação oficial do Vaticano no evento.
O presidente afirmou ainda que o Papa demonstrou intenção de visitar o Brasil futuramente. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, afirmou Lula.