
Macron visitará Salvador ao lado de Lula antes da COP 30
Presidentes do Brasil e da França participarão de fórum internacional no dia 5 de novembro na Cidade Baixa

O presidente da França, Emmanuel Macron, estará em Salvador no dia 5 de novembro, em agenda que antecede a COP 30, conferência climática marcada para Belém, no Pará. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (24) pelo secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré. O evento contará também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com Sodré, a escolha de Salvador como uma das cidades a receber a comitiva francesa partiu de uma recomendação direta da equipe de Macron. O embaixador para polos e oceanos da França, Olivier Poivre D’Arvor, visitou a capital baiana recentemente e conheceu projetos ambientais locais, como um berçário de corais na Ilha de Itaparica, e indicou a cidade para integrar a programação oficial.
“Ele voltou e disse: ‘O presidente Macron queria que eu escolhesse uma cidade além de Belém para visitar. Vou dizer que é Salvador’”, contou o secretário durante entrevista ao programa Linha de Frente.
A visita fará parte das celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, com a realização do Fórum Nosso Futuro. O encontro será voltado para intercâmbio e debates entre jovens, reunindo 100 jovens baianos, 100 franceses e 100 africanos.
O evento será realizado na região da Cidade Baixa, em Salvador, e terá abertura conduzida por Lula e Macron. Após a cerimônia, os líderes seguirão para Belém para a abertura oficial da COP 30.
“Estamos construindo, junto com o consulado francês, a embaixada e o governo federal, um fórum que vai simbolizar essa parceria histórica. A ideia é que os dois presidentes façam a abertura e participem desse momento antes de seguirem para Belém,” explicou Sodré.