Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 15 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Maioria do STF mantém voto pela condenação de Carla Zambelli

Política
Icone - Autor
Redação 15 de Agosto, 2025

Nesta sexta-feira (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) e manteve a maioria de votos pela sua condenação por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. Até agora, seis ministros – Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli — acompanharam o relator, que fixou pena de cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato parlamentar.

O caso se refere ao episódio, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, em que Zambelli perseguiu e apontou uma arma para o jornalista Luan Araújo, em uma rua de São Paulo, após uma troca de provocações.

O único voto pela absolvição até agora foi do ministro Kassio Nunes Marques. Restam os votos de Luís Roberto Barroso, André Mendonça, Luiz Fux e Edson Fachin, que têm até 23h59 da próxima sexta-feira (22) para se manifestar no plenário virtual.

Se a condenação for confirmada, esta será a segunda de Zambelli no STF. Em maio, ela já havia sido sentenciada a 10 anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Atualmente, está presa na Itália, aguardando decisão da Justiça local sobre o pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro.