“Mais democrático e inclusivo de todos os tempos” afirma Ana Paula Matos sobre o Carnaval de Salvador 2025
Uma nova estratégia utilizada pela prefeitura de Salvador para descentralizar os circuitos oficiais da folia, resultou em uma distribuição mais equilibrada das atrações e atraiu um número recorde de foliões para o circuito Osmar (Campo Grande). É o que afirma a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, na última segunda-feira (3).
“Tem opções para todos os gostos. A nossa estratégia de equilibrar as atrações dos principais circuitos se mostrou muito acertada. Estamos caminhando no sentido de valorizar ainda mais o tradicional do Campo Grande e evitando a concentração em um só circuito. As famílias, pessoas de todas as classes sociais, puderam celebrar a folia das mais diferentes formas e em todos os cantos da cidade. Por isso, tenho a absoluta convicção que estamos celebrando o Carnaval mais democrático e inclusivo de todos os tempos”, celebrou Ana Paula Matos.
Foram divulgados dados sobre a quantidade de foliões que passaram pela folia até o quarto dia oficial de festa. Cerca de 8 milhões de foliões passaram pelos circuitos do Centro, um crescimento expressivo em relação a 2024. Na quinta-feira (29), o público no Campo Grande superou o da Barra/Ondina.
No sábado, a distribuição foi equilibrada entre os circuitos, evitando superlotação na Barra. Já no domingo (2), o Centro Histórico registrou um recorde de público, com 164 mil foliões acessando a área pelo controle da Secretaria de Segurança Pública (SSP). No mesmo dia, o Circuito Osmar recebeu 565 mil pessoas, enquanto 965 mil foliões estiveram na Barra/Ondina, totalizando 100 mil foliões a mais que o ano anterior.
“Esse movimento pela inclusão não tem volta. É uma decisão definitiva da nossa gestão valorizar esses trabalhadores que são fundamentais para o sucesso da festa”, disse Ana Paula.