Clima
Min 22ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 24 de Junho, 2026
Redação 05 de Maio, 2025
Icone - Autor

Márcia Lopes deve assumir Ministério das Mulheres; posse pode ocorrer nesta segunda

Política
Icone - Autor
Redação 05 de Maio, 2025

Governo federal ainda não confirmou oficialmente a troca

A ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, foi convidada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o comando do Ministério das Mulheres, atualmente chefiado por Cida Gonçalves. A petista afirmou que deve tomar posse já nesta segunda-feira (5), após reunião com o presidente em Brasília. No entanto, o governo federal ainda não confirmou oficialmente a troca.

O convite foi feito por telefone na última sexta-feira (2), segundo Márcia. No mesmo dia, Lula se reuniu com Cida no Palácio do Planalto, por cerca de 20 minutos. Ela deixou o local sem falar com a imprensa.

A substituição de Cida já era considerada certa por aliados do presidente, no contexto da reforma ministerial iniciada neste ano. Márcia, que foi ministra no segundo mandato de Lula em 2010, é assistente social, professora e filiada ao PT desde os anos 1980. Ela também participou da equipe de transição de governo em 2022, coordenando a área de assistência social.

Caso confirmada, a troca será a sexta mudança no primeiro escalão do governo em 2025. A maioria das alterações até agora envolveu ministros filiados ao PT. Já trocas com nomes de fora do partido ocorreram, principalmente, após escândalos e denúncias, como as que levaram à saída de Carlos Lupi (Previdência) e Juscelino Filho (Comunicações).