
Marco Rubio convida Mauro Vieira para reunião em Washington

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi convidado pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para uma reunião presencial em Washington, capital norte-americana. O convite foi feito durante uma conversa telefônica entre os dois chanceleres, nesta quinta-feira (9).
De acordo com o Itamaraty, o diálogo foi considerado “muito positivo” e marcou as tratativas do governo para reduzir as barreiras comerciais impostas pelos EUA. Na nota oficial, o ministério informou que equipes técnicas dos dois países se reunirão em breve, em data ainda a ser definida, para dar continuidade às discussões econômicas.
“Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes. O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, diz a nota do Itamaraty.
A conversa ocorre após a videoconferência entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, quando ambos manifestaram interesse em fortalecer a cooperação e avaliaram positivamente o diálogo sobre comércio e meio ambiente.
Durante o encontro virtual, Trump designou Marco Rubio como responsável direto pelas negociações com o Brasil. Do lado brasileiro, a interlocução será conduzida por uma comitiva interministerial, formada por Mauro Vieira, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.