Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 29 de Outubro, 2025
Redação 24 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Ministério Público Eleitoral dá parecer favorável a criação de partido do MBL

Política
Icone - Autor
Redação 24 de Setembro, 2025

Se aprovado, o Missão poderá participar das eleições já em 2026, tornando-se a 30ª legenda partidária do país

O Ministério Público Eleitoral (MPE) publicou, nesta terça-feira (23), parecer favorável à criação do partido Missão, vinculado ao Movimento Brasil Livre (MBL). Com a manifestação, o pedido de registro segue agora para análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá julgar a solicitação em até 30 dias.

Se aprovado, o Missão poderá participar das eleições já em 2026, tornando-se a 30ª legenda partidária do país.

De acordo com o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Barbosa, o grupo cumpriu todas as exigências previstas na legislação para a criação de um novo partido político, como a coleta de mais de 500 mil assinaturas de apoio e a elaboração de programa e estatuto.

“O requerente cumpriu a fase administrativa e atendeu às exigências necessárias para a perfectibilização do pedido de registro do partido político”, destacou Barbosa no parecer.

O Missão terá como número na urna o 14, que anteriormente pertencia ao PTB, sigla que se fundiu com o Patriota, dando origem ao PRD. O partido também adotará uma onça como mascote e defende pautas tradicionalmente associadas à direita brasileira, como a redução do tamanho do Estado e a guerra às drogas.

Com o parecer favorável, a decisão final cabe agora ao TSE, que poderá confirmar ou rejeitar a criação da legenda. Caso receba sinal verde, o Missão iniciará oficialmente sua atuação política e poderá lançar candidatos em âmbito municipal, estadual e federal nas próximas eleições.