Ministro das relações exteriores critica “conluio” para atacar soberania brasileira
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, condenou nesta segunda-feira (4), o que chamou de “conluio” entre brasileiros e forças estrangeiras para atacar as instituições e a soberania do país.
“Amantes confessos da intervenção estrangeira não terão êxito”, declarou Vieira, em referência a movimentos que, segundo o governo, atuam contra o regime democrático brasileiro.
O ministro ainda criticou os “saudosistas do arbítrio”, em alusão ao período da ditadura militar.
As falas ocorreram após as tensões diplomáticas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
A medida foi justificada pela Casa Branca com base em críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente pelas ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Mesmo sem mencionar diretamente as sanções ou ministros do STF, Mauro Vieira defendeu uma reação firme do governo brasileiro.
“Tenho enorme orgulho e sentido de responsabilidade na atual tarefa de liderar o Itamaraty na defesa da soberania brasileira de ataques orquestrados por brasileiros em conluio com forças estrangeiras. Nesse ultrajante conluio, que tem como alvo a nossa democracia, os fatos e a realidade não importam para os que se erigem em veículo antipatriótico de intervenções estrangeiras”, disse Vieira.