
Ministros do STF não veem risco de fuga de Bolsonaro após saída de Zambelli do país

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) descartam a possibilidade de fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo após a deputada Carla Zambelli (PL-SP) deixar o Brasil após ser condenada. Para integrantes da Corte, Bolsonaro tem mantido postura colaborativa e não demonstra intenção de abandonar o país.
A análise feita pelo jornal O Globo, nesta quinta-feira (5), ocorre após Zambelli confirmar que está fora do Brasil, alegando problemas de saúde e perseguição judicial. A parlamentar foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e, mesmo sem o trânsito em julgado da sentença, teve a prisão preventiva decretada nesta quarta-feira (4), pelo ministro Alexandre de Moraes, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
No caso de Bolsonaro, os ministros do STF ressaltam que sua postura tem sido distinta. Ele acompanhou, por videoconferência, a maioria das audiências da ação penal que investiga a tentativa de golpe após as eleições de 2022. O gesto é interpretado como sinal de que ele está colaborando com o processo judicial e não pretende se evadir.