Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 17 de Junho, 2025
Icone - Autor

Moraes atende pedido de Torres e determina que Google informe quem publicou ‘minuta do golpe’

Política
Icone - Autor
Redação 17 de Junho, 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta terça-feira (17), que o Google forneça os dados de quem publicou na internet uma minuta de teor golpista, após pedido da defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. 

A decisão tem como objetivo esclarecer se o documento encontrado na casa de Torres é o mesmo que teria sido discutido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e comandantes das Forças Armadas.

Além disso, Moraes autorizou a realização de perícia no conteúdo digital. A solicitação da defesa foi considerada pertinente pelo ministro, já que o material foi alvo de questionamentos tanto por testemunhas quanto pelos próprios réus durante a investigação.

“Constata-se que as diligências complementares decorrem de instrução processual, considerando que as minutas de Golpe de Estado descritas na acusação foram objeto de indagação de testemunhas e dos réus, o que demonstram a pertinência do requerimento”, disse Moraes.

Durante interrogatório recente no STF, Anderson Torres tentou minimizar a importância do documento, alegando que sequer se lembrava dele. Segundo Torres, a minuta estava disponível publicamente na internet e teria sido impressa por alguém da equipe, indo parar em uma pasta que ele levou para casa por engano.