
Moraes determina prisão domiciliar de Bolsonaro por descumprir medidas do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4), a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares impostas pelo STF.
De acordo com Moraes, Bolsonaro desrespeitou as determinações da Corte.
“As condutas de JAIR MESSIAS BOLSONARO desrespeitando, deliberadamente, às decisões proferidas por esta SUPREMA CORTE, demonstra a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu, mesmo com a imposição de medidas cautelares diversas da prisão”, escreveu o ministro.
Desde uma operação da Polícia Federal em 18 de julho, Bolsonaro já estava obrigado a usar tornozeleira eletrônica, manter recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 7h, e estava proibido de utilizar redes sociais ou manter contato com outros investigados, incluindo seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente nos Estados Unidos.
Além disso, ele segue impedido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, ou de se aproximar de embaixadas.
No domingo (4), Jair Bolsonaro apareceu em um vídeo divulgado por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), enviando uma mensagem de apoio aos manifestantes reunidos em Copacabana, no Rio de Janeiro. “Boa tarde, Copacabana! Boa tarde, Brasil! Um abraço a todos. É pela nossa liberdade, estamos juntos. Obrigado pelo apoio, é pelo nosso futuro, pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos! Valeu!”.
O ex-presidente está sendo investigado por suposta tentativa de golpe de Estado e uso das Forças Armadas para contestar o resultado das eleições de 2022.