
Moraes envia pedido de extradição de Carla Zambelli

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quarta-feira (11) ao Ministério da Justiça o pedido formal de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente foragida na Itália. A solicitação foi encaminhada ao ministro Ricardo Lewandowski.
Zambelli teve a prisão decretada na semana passada por envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, crime pelo qual foi condenada a dez anos de prisão. Segundo a decisão, ela atuou de forma planejada e comandou a ação com o objetivo de adulterar informações judiciais.
O pedido de extradição inclui cópias da condenação, os artigos do Código Penal aplicados e um resumo da decisão, necessário para que o governo brasileiro faça o requerimento formal às autoridades italianas.
Moraes também garantiu que o Brasil cumprirá compromissos internacionais, como não submeter a deputada a pena perpétua, tortura, tratamentos desumanos, agravamento da pena por razões políticas, nem processos por fatos anteriores à extradição.