Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
domingo, 12 de Outubro, 2025
Redação 09 de Junho, 2025
Icone - Autor

Moraes nega pedido de Braga Netto e mantém transmissão de interrogatórios da trama golpista

Política
Icone - Autor
Redação 09 de Junho, 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (9) o pedido da defesa do general da reserva Walter Braga Netto para impedir a transmissão ao vivo dos interrogatórios dos réus envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Os depoimentos serão exibidos pela TV Justiça e teve início nesta segunda-feira (9), às 14h.

Na decisão, Moraes afirmou que os advogados do militar não demonstraram “efetivo prejuízo” que justificasse a restrição da publicidade do ato. “Caso aponte elementos concretos que justifiquem a decretação do sigilo do interrogatório, será realizada nova análise”, escreveu o ministro.

Braga Netto é um dos oito réus do chamado “Núcleo 1” da trama golpista, grupo acusado de arquitetar ações para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O militar está preso desde dezembro de 2024 por suspeita de tentar obstruir as investigações e obter informações sigilosas de delações premiadas.

Os interrogatórios serão conduzidos por Moraes até a próxima sexta-feira (13) na sala da Primeira Turma do STF. Braga Netto será ouvido por videoconferência. Também prestará depoimento o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de outros seis acusados apontados como integrantes centrais da articulação golpista.