
Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), liberou nesta sexta-feira (15), quatro pedidos de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os pedidos, apresentados por PT e PSOL, estavam parados na Mesa Diretora e agora seguirão para análise do Conselho de Ética.
Os documentos acusam Eduardo Bolsonaro de quebra de decoro parlamentar, alegando que ele teria atuado contra interesses do Brasil e em favor de sanções a autoridades brasileiras.
Com o envio, o Conselho de Ética deverá instaurar formalmente os processos. A partir daí, serão sorteados três deputados para a escolha do relator, responsável por apresentar parecer pela continuidade ou arquivamento do caso. O deputado denunciado será notificado para apresentar defesa prévia.
O presidente do Conselho de Ética, deputado Fábio Schiochet (União-SC), disse que ainda não há data definida para o início da tramitação.”As representações acabaram de chegar. Vou analisar caso por caso antes de falar em prazos”, disse.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos e não tem previsão de retorno ao Brasil. Ele é investigado pelo STF sob suspeita de tentar influenciar, por meio de sanções impostas pelo presidente Donald Trump, processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).