“Oficial entrou na UTI para eu assinar”, diz Bolsonaro em entrevista
Ex-presidente está internado há nove dias após cirurgia; STF afirmou que live recente indicou condições para a citação formal
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado formalmente nesta quarta-feira (23) em uma ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), relacionada a uma suposta tentativa de golpe de Estado. A citação foi realizada por uma oficial de Justiça no Hospital DF Star, em Brasília, onde Bolsonaro está internado há nove dias, em recuperação de uma cirurgia abdominal decorrente da facada que sofreu em 2018.
Segundo o próprio ex-presidente, a oficial de Justiça entrou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para entregar o mandado. “A oficial entrou na UTI para eu assinar”, relatou Bolsonaro em entrevista à CNN. A permanência da servidora no local durou mais de 10 minutos.
O STF explicou, em nota, que a decisão para citar Bolsonaro foi tomada após ele demonstrar publicamente estar em condições de receber a visita oficial, ao participar de uma live com os filhos na noite de terça-feira (22). Na transmissão, Bolsonaro afirmou que deve receber alta médica na próxima segunda-feira (29).
A Corte informou ainda que a citação e intimação dos réus do “Núcleo 1” do processo foram determinadas no dia 11 de abril e executadas entre os dias 11 e 15. No caso do ex-presidente, a entrega foi adiada até que ele estivesse em condição clínica adequada.
O processo investiga a participação de Bolsonaro e de outras pessoas em uma suposta articulação para anular o resultado das eleições de 2022 e promover uma intervenção militar.