Oposição admite que Jorge Messias deve ser aprovado no Senado caso Lula confirme indicação ao STF
Advogado-geral da União é considerado favorito para a vaga na Suprema Corte
A oposição no Senado Federal já admite que, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirme a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), o atual advogado-geral da União deve ser aprovado sem grandes dificuldades. Embora o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seja visto como o nome com maior apoio entre os parlamentares, opositores avaliam que Messias não enfrentará resistência suficiente para ser barrado, segundo informações da CNN.
Uma contagem informal realizada por partidos de oposição aponta que Messias teria cerca de 30 votos contrários, número inferior à metade dos 81 senadores. Fontes próximas ao Palácio do Planalto afirmam que Lula já teria decidido pela escolha e deve anunciar a indicação nos próximos dias.
O presidente deve se reunir com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por conduzir a sabatina e votação da indicação. Embora defenda o nome de Pacheco, Alcolumbre indicou que manterá postura de neutralidade caso Messias seja o escolhido, sem atuar para favorecer nem dificultar a aprovação.
Segundo interlocutores, o senador deve permanecer em Brasília no fim de semana à espera de uma possível reunião com Lula para discutir a indicação ao STF.