
Oposição protesta no Congresso com fitas na boca, olhos e ouvidos contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Parlamentares da oposição ao governo fizeram um protesto no plenário do Congresso Nacional, nesta terça-feira (5), em reação ao decreto de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com fitas adesivas tampando a boca, os olhos e os ouvidos, os parlamentares afirmaram que estão sendo “silenciados” e denunciaram o que chamam de “perseguição política”.
Dentre os protestos no plenário, o grupo também anunciou uma série de medidas articuladas por aliados de Bolsonaro. A principal delas é a obstrução total das votações na Câmara e no Senado, com o objetivo de paralisar os trabalhos legislativos como forma de pressão.
Durante coletiva de imprensa, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou o chamado “pacote da paz”, um conjunto de propostas legislativas que inclui a defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e o avanço da PEC que acaba com o foro privilegiado para parlamentares em crimes comuns.
O vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), afirmou que, caso assuma interinamente o comando da Casa, colocará a proposta em votação, mesmo sem o aval do atual presidente, Hugo Motta (Republicanos-PB).