Oposição protocola dois pedidos de impeachment contra ministros do STF
Parlamentares da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), protocolaram dois pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O primeiro, assinado por dez senadores, pede o afastamento do ministro Flávio Dino. O segundo, com o apoio de 90 deputados federais, é direcionado ao ministro Alexandre de Moraes.
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) justificou o pedido contra Dino por suposta “violação à liberdade de expressão”, “participação em eventos políticos” e “conflito de interesses”.
Girão citou ainda a decisão do ministro que determinou, em 2024, a retirada de quatro obras jurídicas das livrarias por conterem conteúdo considerado homofóbico e discriminatório.
Já o pedido contra Alexandre de Moraes foi apresentado pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que contesta a fundamentação usada para a prisão do ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, no âmbito da investigação sobre a trama golpista.
Segundo Van Hattem, informações do governo dos Estados Unidos comprovariam que Martins não viajou ao país no período citado pelo ministro, o que, segundo o deputado, invalidaria parte da decisão.