OR explica construção de prédios no Buracão e garante que não haverá sombreamento da praia
Eduardo Pedreira, CEO da OR, afirmou em entrevista ao Correio que a construção de duas torres residenciais na na praia do Buracão, em Salvador, não irá gerar sombreamento na praia.
“Quando você tem um prédio numa orla, é preciso ter todo o cuidado com o sombreamento. Neste caso, a legislação fala que em áreas de degeneração você não precisa olhar para este ponto, mas mesmo assim, olhamos. O que fizemos? Estudos. Trouxemos uma especialista da USP (Universidade de São Paulo), a professora Roberta Kronka (titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), que avalia o movimento da sombra em todas as estações do ano. No Verão, Outono e Primavera, não tem sombra. No Inverno, temos 7% de sombreamento, o que não impede a balneabilidade, até porque é um período em que já temos bastante nuvens. Pouco se vai ver sombra daqueles prédios naquela região. Se você passar lá agora no Verão, não vai ver sombra de nenhuma das edificações que já existem. Mesmo não precisando, fizemos todos estes estudos e colocamos lá, disse.
Ainda de acordo como CEO, o novo empreendimento imobiliário trará melhorias para a região. “Toda a Rua do Barro Vermelho e toda a praia serão reurbanizadas. Vai ter mais paisagismo, mobiliário urbano, na praia, iremos recuperar a iluminação, colocar dois calçadões, dois postos de salva vidas. Para os ambulantes que trabalham na região, vamos colocar estruturas, melhorar o acesso, colocar mirantes. Isso tudo foi uma construção junto à Prefeitura para que esta infraestrutura do empreendimento favoreça à sociedade e traga um benefício maior”.
A OR é a incorporadora do grupo Novonor. Além dos prédios no Buracão, a empresa projeta melhorias urbanas. “Fizemos um diagnóstico, criamos um conceito, estamos preparados para apresentar o nosso projeto, mas estamos abertos para conversar”, avisa.