Otto afirma que condenação de Bolsonaro seguiu a lei e diz que “caiu a máscara”
O senador Otto Alencar (PSD) afirmou nesta sexta-feira (12), que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi aplicada em conformidade com a legislação brasileira que pune crimes contra o regime democrático de direito.
Na quinta-feira (11), a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, por liderar uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023.
Segundo Otto, o julgamento representou a queda da narrativa do ex-presidente. “Caiu a máscara, a máscara daquele que trabalhou durante todo o seu governo para restabelecer o regime ditatorial, que culminou com a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023”, disse o senador.
Ele destacou ainda que a condenação foi baseada na própria lei sancionada por Bolsonaro em 2021. “Os ministros julgaram exatamente a lei que o próprio ex-presidente sancionou, a Lei 14.197 de 2021. Então, a interpretação foi de acordo com a legislação que pune quem atenta contra o regime democrático de direito”, afirma Otto.
O senador frisou que não comemora a decisão, mas que considera justa a responsabilização. “Foi feito justiça que o ex-presidente e aqueles que estavam naquele grupo, na tentativa de golpe, paguem pelos seus erros. Assim deve ser com todos os brasileiros, independente da sua posição social ou da sua posição de poder”, concluiu Otto Alencar.