Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 29 de Outubro, 2025
Redação 19 de Junho, 2025
Icone - Autor

Otto, Coronel e Wagner votam a favor de projeto que pode aumentar conta de luz

Política
Icone - Autor
Redação 19 de Junho, 2025

Os três senadores baianos, Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD) votaram a favor da derrubada de um veto presidencial que, segundo especialistas do setor elétrico, pode provocar um aumento de até 3,5% na conta de luz dos brasileiros até o ano de 2050.

Os vetos atingiram à contratação obrigatória de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), considerada por especialistas como a proposta de maior impacto financeiro para os consumidores. Estimativas da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrasce) apontam que essa e outras medidas podem gerar um custo adicional de R$ 197 bilhões ao setor elétrico ao longo das próximas décadas.

Além das PCHs, a proposta aprovada também impõe a contratação de usinas de hidrogênio no Nordeste e parques eólicos no Sul do país mesmo sem demanda prevista, além da extensão de contratos do Proinfra (Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

A medida foi aprovada com apoio de parlamentares da base e da oposição. No Senado, 48 votaram pela derrubada do veto, enquanto 12 optaram por mantê-lo. Com a decisão, os trechos vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram reincorporados ao Marco Regulatório de Energia Offshore.