Padre Edson Menezes será homenageado na Câmara de Salvador pelos 40 anos de sacerdócio
O reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, Padre Edson Menezes, será homenageado pela Câmara Municipal de Salvador pelos 40 anos de sacerdócio. A sessão especial acontecerá no dia 17 de novembro, às 18h, no Centro de Cultura da Casa, com entrada aberta ao público.
Natural de Salinas da Margarida, o padre foi ordenado em 1985 e é reconhecido pela atuação social, diálogo inter-religioso e defesa da tolerância e da igualdade racial. À frente da Reitoria do Bonfim desde 2009, transformou o santuário em um dos principais centros de peregrinação e ponto turístico do país, símbolo da fé e da identidade baiana.
Durante a pandemia, ganhou destaque ao transmitir missas online e ao levar a imagem peregrina do Senhor do Bonfim pelas ruas de Salvador, em um gesto de fé e solidariedade. O Padre também criou projetos de grande impacto como o Projeto Social Bom Samaritano, organização de bênção e valorização das manifestações populares, como a Lavagem de Corpo e Alma, a Sexta-feira da Gratidão e da Proteção, a Procissão dos Três Pedidos e a Procissão Marítima de translado da imagem do Senhor do Bonfim para Conceição da Praia.
O autor da homenagem, vereador Sílvio Humberto (PSB), destacou o papel do sacerdote na preservação das tradições religiosas da Bahia. “Padre Edson Menezes é figura central na preservação da Lavagem do Bonfim, uma das maiores e mais significativas manifestações da Bahia, unindo fé, cultura e diversidade, e reafirmando o espírito de respeito e convivência. Um exemplo de humildade, de escuta e amor ao próximo — um homem de fé que constrói pontes, e não muros”, disse o vereador.