“Padrinho” de indicada para comandar Seponte já criticou projeto
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) deve indicar a irmã, Andréa Mendonça, no comando da recém-criada Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário e da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte). A possível indicação chama atenção porque, há 12 anos, o próprio parlamentar foi um dos críticos da obra, defendendo que o dinheiro fosse investido no enfrentamento da seca no semiárido baiano.
“Não é porque choveu no sertão da Bahia que o problema da seca está resolvido. Deus sempre faz a parte dele, mas é preciso trabalhar. Os prejuízos de três anos de estiagem foram superiores a R$ 4 bilhões. Os agricultores estão arrasados. É melhor o governo investir R$ 7 bilhões na perenização de rios e aguadas do que na Ponte Salvador-Itaparica. Se houver dinheiro para ambas as ações, ótimo, senão, a prioridade deve ser a convivência com a seca.”
O projeto que Félix já tratou como “secundário” agora ganha uma secretaria própria, proposta enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no último dia 9. A Seponte terá estrutura reduzida, com um secretário, até duas superintendências e equipes transferidas da Seinfra, segundo o governo, para reduzir custos e garantir foco exclusivo na ponte, promessa de quase duas décadas.
A histórico de Andréa explica por que seu nome é cotado.
- Em 2011, assumiu o Conselho de Administração da Companhia das Docas da Bahia (Codeba). Quatro anos depois, foi promovida à diretoria da estatal portuária.
- Em 2017, ampliou seu alcance e passou a integrar o Conselho de Administração dos Correios.
- Já em 2024, foi nomeada secretária do Mar na Prefeitura de Salvador, uma criação do prefeito Bruno Reis (União Brasil) para cuidar de projetos ligados à economia azul e acompanhar o debate da própria ponte. Deixou o cargo meses depois, alegando alinhamento partidário, já que o PDT marchou com o governo estadual.
Além de ocupar postos em estatais e secretarias, Andréa também já foi vereadora de Salvador com apoio direto de Félix.