Clima
Min 20ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 03 de Junho, 2025
Icone - Autor

Passaporte de Carla Zambelli foi apreendido em 2023, mas liberado novamente pelo STF

Política
Icone - Autor
Redação 03 de Junho, 2025

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deixou o Brasil nesta terça-feira (3), dias após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão de sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O passaporte da parlamentar chegou a ser apreendido em agosto de 2023, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, durante as investigações do caso. No entanto, o documento foi devolvido, e Zambelli não possuía nenhuma restrição judicial para sair do país.

A viagem da deputada pode motivar o STF a tomar novas medidas cautelares, incluindo a retenção de passaporte. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também pode solicitar a prisão da deputada, que ainda responde a outro processo no Supremo pelo episódio em que sacou uma arma nas ruas de São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

O advogado de Zambelli, Daniel Bialski, afirmou que foi comunicado da viagem pela assessoria da parlamentar. “Fui apenas comunicado pela deputada que estaria fora do Brasil para dar continuidade a um tratamento de saúde. Qualquer detalhes maiores devem ser requisitados a assessoria da deputada”, disse o advogado.