Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
domingo, 12 de Outubro, 2025
Redação 09 de Junho, 2025
Icone - Autor

Paulo Souto critica interdição de ponte na BR-101: “Querem separar a Bahia?”

Política
Icone - Autor
Redação 09 de Junho, 2025

Ex-governador cobra plano emergencial e acusa governos federal e estadual de descaso com o extremo sul do estado

O ex-governador da Bahia, Paulo Souto, utilizou as redes sociais na manhã deste domingo (9) para criticar a interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no extremo sul do estado. A estrutura foi interditada após avaliação técnica indicar risco de colapso, e o Governo Federal já confirmou que a ponte será demolida.

Em publicação com tom de indignação, Souto afirmou que a ausência de um plano emergencial e as más condições das rotas alternativas escancaram o “descaso do Governo Federal” e a “inércia do Governo do Estado”. “A interdição prejudica fortemente o bem-estar e a economia de uma das áreas mais importantes do estado, onde estão cidades como Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas e muitas outras”, escreveu.

O ex-governador destacou ainda os impactos sobre atividades econômicas estratégicas da região, como a produção de madeira e celulose, lavouras de cacau, café, mamão, pimenta-do-reino e cana-de-açúcar, além da pecuária, indústrias de laticínios e o turismo.

Souto também questionou a falta de medidas preventivas. Ele citou o trecho de 55 km entre o entroncamento da BR-101 e o distrito de Santa Maria Eterna, que dá acesso a uma nova ponte construída pela empresa Veracel. Segundo ele, esse atalho deveria ter sido pavimentado com urgência para mitigar os efeitos da interdição.

“Os governos federal e estadual estão conseguindo o que alguns já tentaram e foram repudiados pelos baianos: separar a Bahia”, concluiu.