Pesquisa mostra Tarcísio à frente de Lula em simulação de 2º turno eleitoral
Segundo o levantamento, Tarcísio tem 46,5% das intenções de voto, contra 34,9% de Lula
Uma pesquisa feita pelo instituto Futura Inteligência e divulgada nesta sexta-feira (27) aponta que, se a eleição presidencial fosse hoje, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), venceria o presidente Lula (PT) no segundo turno.
Segundo o levantamento, Tarcísio tem 46,5% das intenções de voto, contra 34,9% de Lula. Brancos e nulos somam 15,8%, e os indecisos são 2,8%.
Na comparação com a pesquisa de maio, Tarcísio cresceu 5,4 pontos e Lula caiu 6,1 pontos. É a primeira vez que o governador aparece na frente com uma vantagem fora da margem de erro.
No cenário de primeiro turno com outros candidatos, Lula lidera com 28,2%, seguido de Tarcísio, com 26,3%.
Outros nomes da direita também aparecem com vantagem sobre Lula num segundo turno. Jair Bolsonaro teria 50% contra 37,4% de Lula, e Michelle Bolsonaro aparece com 48,4% contra 38%.
Apesar dos números, Tarcísio afirma que não será candidato a presidente em 2026 e que vai disputar a reeleição em São Paulo. Mas, com a inelegibilidade de Bolsonaro e os problemas jurídicos que ele enfrenta, aliados acreditam que o governador pode acabar sendo o principal nome da direita.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 12 e 23 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.