
PF encontra anotações de Bolsonaro sobre Donald Trump durante busca na sede do PL
Papéis manuscritos citam o ex-presidente dos EUA e indicam alinhamento político entre os dois líderes conservadores

A Polícia Federal (PF) encontrou anotações manuscritas de Jair Bolsonaro (PL) com referências diretas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma busca e apreensão realizada em julho na sede do Partido Liberal (PL).
De acordo com fontes ouvidas pelo portal Metrópoles, os papéis estavam sobre a mesa do ex-presidente e traziam expressões como:
- “DT e JB” (iniciais de Trump e Bolsonaro),
- “Trump e equipe validaram o convite”,
- “JB alinhado DT”
- e “JB — Trump — Último”.
Segundo os investigadores, essa última frase indicaria que Bolsonaro se vê, junto a Trump, como um dos “últimos líderes” do conservadorismo. Outras anotações mencionam temas recorrentes no discurso do ex-presidente e de seus apoiadores, como “Lawfare – ativismo judicial”, em referência ao uso político do sistema de Justiça, e “JB – + popular do BR cuja exclusão p/26 é afronta aos princípios democráticos”, uma possível crítica à sua inelegibilidade até 2030, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A PF também identificou os registros “06/08 – jan”, interpretados como uma alusão ao 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, e ao 8 de janeiro de 2023, data dos atos golpistas em Brasília. Outra expressão encontrada, “tiro x facada”, ainda não teve seu significado esclarecido pelos investigadores.
As anotações foram feitas antes da condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, segundo a PF, não foram incluídas em nenhum dos inquéritos que investigam o ex-presidente até o momento.